
Como o trabalho de pintar uma casca de ovo vazia com cera derretida, usando um pedaço de arame (um clip de papel desdobrado?). Vale a pena pintar uma casca de ovo? Tem gente que olha para o mesmo ovo (um ovo de verdade, cujo interior foi esvaziado por um buraco mínimo, de uns um ou dois milímetros de diametro) e não vê nada de valor, não vê nenhuma arte. Joga-o no fundo de uma gaveta junto com papéis abandonados, coisas que já não são mais usadas, e o deixa lá, ignorando sua fragilidade, sua beleza, sua arte.
Uma casca de ovo, que coisa pequena, que coisa mais fútil e sem valor. Mas um quadro de Rembrant também é só um pedaço de pano esticado por cima de uma armação de madeira barata. Quem me ensinou a olhar para um quadro e ver beleza nele? Quem me ensinou a olhar para um ovo pintado e admirar a mão precisa daquele que o pintou? Acho que há coisas que não se ensina.
Uma parte do meu cerebro me diz pra olhar para arte e aprecia-la. Apreciar que tem alguém, que eu não conheço, que fez algo com o qual eu me identifico de alguma forma, que fez algo que me faz sentir sentimentos tão fortes que é como se minha vida houvesse sido abalada de alguma forma. Que me faz rir ou me faz chorar, que me faz seguir cada traçado por horas, obsecada.