que não são o feminino de cães. Aliás, cãs não tem nada haver com cães, exceto pelo fato de que alguns cães têm cãs, eventualmente. O que eu quero dizer é que são duas palavras diferentes com significados diferentes.
As cãs são os cabelos brancos. Palavrinha estranha, pouco usada. Eu a aprendi lendo o Poema Enjoadinho de Vinícius de Moraes há muito tempo. Não lembro quanto.
Cabelos brancos, sinal de duas coisas; velhice e estresse. Todos os presidentes que tomam posse quando ainda tem algum preto no cabelo, saem da presidência com a cabeleira alva. Bill Clinton foi um dos piores casos. Ele nem tinha muito cabelo branco quando foi eleito, e 8 anos depois, eu dou 10 conto pra quem achar um fio de cabelo preto na cabeça de Bill.
Quer ver outro lugar no qual o cabelo branco é estranhamente presente? Na cabeça de alunos de pós graduação da UT. E as vezes eu penso que se não fosse a genética (meu pai está com 58 anos e só recentemente os fios brancos começaram a dar o ar da graça em quantidade perceptível, e minha mãe não tem nenhum fio de cabelo branco aos 48), eu iria estar com uma mecha branca à la tempestade na cabeça.
Exagero? Talvez.
Mas eu queria falar sobre cãs hoje. E falei.
Acho esquisito quando dizem "as cãs brancas de...", e eu vejo as pessoas escrevendo assim o tempo todo, mas não recrimino. Palavras em desuso não podem ser tolhidas só porque eu acho que o certo é assim ou assado. Além do mais, cãs é uma palavra digna e bonita, e eu quero que ela ainda esteja em plena forma quando eu estiver que nem o presidente Bill depois dos oito anos de presidência. :)
ReplyDeleteeu acho cãs uma palavra... estranha =) mas vc vai ficar mt mais lindo de cabelo branco (o que n vai demorar mt XD).
ReplyDelete<3