Monday, October 3, 2011

acordei pensando...

acordei pensando em escrever coisas fantásticas, brilhantes, nunca antes lidas. eu queria escrever algo extremamente baiano, que falasse da vida, da infância, da morte, dor amor... E eu queria escrever uma obra universal, imortal. Será que é tão difícil assim? Será que eu preciso de algum talento que eu não tenho, ou será que eu só preciso sentar e botar uma palavra após a outra, e tudo vai dar certo? Dúvidas, dúvidas... Mas primeiro eu preciso escrever, e parar de escrever sobre escrever por um tempo.

4 comments:

  1. Quem foi que falou que toda escrita é sempre, sempre, escrita sobre a escrita mesmo? Lacan ou Derrida? Não lembro. Acho que existe tanta coisa envolvida nisto. Acho escrever que nem piano, com a diferença que não dá pra escutar tão facilmente quando algo vai mal. Envolve usar duas mãos, conduzir vozes com elegância, envolve teoria e pé no chão com as vertentes erudita e popular, envolve saber compor, ter técnica, técnica, técnica... E em cima de tudo isto, todo mundo espera interpretações que sejam igualmente notáveis... Tudo isto sem conseguir escutar bem as dissonâncias. Acho que estou falando mais para mim mesmo que para qualquer outra pessoa, mas acho que se aplica a quem quer que queira escrever: é preciso ter tato para as letras.

    Apesar de eu não ser grande fã de Jorge Portugal enquanto professor de Redação, ele uma vez disse uma coisa que eu levo para toda a vida: "se soar bem, mesmo que fira uma regra aqui e outra ali, é porque, de alguma forma, está certo. Está certo mesmo quando não está". Às vezes tenho vontade de parar tudo e ler, apenas ler, ler todos os clássicos, saber todas as línguas de origem nas literaturas que me interessam, aprender muito francês e também russo, ler teatro e ler romance, enfim. Às vezes me culpo por eu próprio não ter me educado mais neste sentido. Já li o Torá, mas nunca li a Ilíada, por exemplo. Em Busca do Tempo Perdido ficou pela metade, e tem tanta coisa boa para ler...

    Escrever isto me deu vontade de participar do NaNoWriMo deste ano. ;P

    ReplyDelete
  2. Super fred style a descrição piano-escritor! Adorei! Concordo plenamente, palavras nos pregam peças às vezes, mas o segredo para identificar essas "dissonâncias" é justamente ler e reler. Acho que agora é começar. Depois que se começa, flui mais facilmente. Sua mente viaja...e dá tudo certo! Boa sorte, Di!

    ReplyDelete
  3. Eu tbm! To aqui lacrimejando, olha oq vcs fazem comigo rs Fiquem direitinhos, viu?! :*

    ReplyDelete